29/02/2024 - 14:00
Durante décadas, a cirurgia plástica foi frequentemente associada a uma busca por padrões irreais de beleza. Hoje, esse comportamento mudou. As mulheres estão optando por uma beleza mais autêntica, impulsionadas por um movimento crescente que exalta a auto aceitação e o amor próprio.
Para Fabio Nahas, as mulheres de hoje querem procedimentos que as façam sentir-se melhor consigo mesmas, sem perder a identidade.
“Antes, era comum as mulheres solicitarem aos cirurgiões plásticos transformações radicais, como narizes extremamente finos e pequenos, ou abdomens muito definidos. Atualmente, essa idealização de beleza passa por uma grande transformação. Na maioria das vezes, elas buscam apenas realçar os traços que já consideram bonitos ou corrigir aspectos que as afetam psicologicamente. Seguir esse caminho é considerado mais razoável e seguro, pois assim as pacientes evitam de se arrependerem ou, até mesmo, de não se reconhecerem ao se olharem no espelho“, avalia o médico.
O especialista, comentou sobre as seguintes questões:
- Os procedimentos mais desejados atualmente;
- Como a abordagem desses procedimentos se transformou ao longo dos anos;
- Segurança na cirurgia plástica: atenção crescente e novas técnicas de redução de riscos.
Colaboração: Com mais de 30 anos de carreira, Fabio Nahas é cirurgião plástico, Diretor Científico Internacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foi vice-presidente da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Estética), é especializado em Cirurgia Plástica e Reconstrutora, e opera nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.