O inchaço na barriga —e também a sensação de estufamento e até a distensão abdominal— geralmente é causado por gases, produzidos pelas bactérias do intestino durante o processo de digestão. Para reduzir o desconforto, devemos prestar atenção nos alimentos e bebidas que consumimos que podem gerar esse problema.
Eu já mostrei aqui alguns alimentos que causam inchaço. Hoje, vou focar em bebidas que podem causar desconforto:
Refrigerantes
Não importa o tipo (normal, zero, light). As pequenas bolhas de carbonatação podem deixar você com mais gases e estufamento. Refrigerantes zero ou diet são um problema duplo para a sua barriga, uma vez que normalmente contêm adoçantes artificiais que afetam a saúde intestinal, pois não são bem digeridos, podendo causar diarreia, inchaço, gases e diarreia.
Bebidas lácteas
Para algumas pessoas o leite pode causar consequências gastrointestinais. Os produtos lácteos causam gases e inchaço em pessoas com intolerância à lactose, sendo que isso ocorre porque essas pessoas não conseguem digerir adequadamente o açúcar encontrado no leite e em outros alimentos lácteos. De com o NLM (Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA), estima-se que até 65% das pessoas sejam intolerantes à lactose após a infância e, mesmo que o leite nunca tenha lhe causado problemas, você pode notar uma mudança à medida que envelhece, porque podemos perder nossa capacidade de digerir a lactose com a idade.
Shakes de proteína
O whey protein é feito do soro do leite. A versão concentrada do suplemento pode ter lactose e intolerantes ao açúcar podem ter desconfortos abdominais e inchaço. Outros responsáveis pelos gases ao consumir a proteína em pó são os adoçantes, frequentemente usados para dar sabor aos produtos.
Café
Embora o café não seja um irritante gastrointestinal para todos, algumas pessoas são sensíveis à cafeína e, como resultado, podem notar alguns problemas digestivos, como gases ou até mesmo urgência para ir ao banheiro.
Suco de frutas industrializados
As bebidas que não são 100% integrais, boa parte das vezes, são uma mistura de concentrado de frutas, açúcar, sabores adicionados, além de conservantes e edulcorantes. Um dos adoçantes utilizados é o sorbitol, este que, como outros álcoois de açúcar, permanece praticamente não digerido antes de sua chegada ao intestino grosso. Quando chega lá, as bactérias começam a decompô-lo, causando excesso de gases.
Cerveja
O álcool é inflamatório e causa inchaço e irritação no estômago, produzindo mais ácido estomacal, levando ao inchaço. A cerveja desencadeia o processo de fermentação e carbonatação, que levam também ao inchaço. Além disso, os grãos frequentemente usados para fazer a bebida (trigo e cevada) são difíceis de digerir. De acordo com e estudo “Alcool Research: Current Reviews“, o álcool ainda pode alterar a composição e a função da microbiota intestinal e isso é um problema, pois as bactérias do sistema digestório desempenham um papel importante na saúde geral do intestino.
Não use canudo!
evitar gases e inchaço de fato, você deve evitar beber qualquer bebida através de um canudo, pois quando você “suga” o líquido com um canudo, você está aspirando também um pouco de ar, que pode se instalar em seu intestino, aumentando o volume de gases —e possivelmente o inchaço.
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Posso mascar chiclete para diminuir a fome e emagrecer?
Chega de desculpas: sua saúde depende exclusivamente de suas escolhas
Nem mais, nem menos: saiba a quantidade ideal de fibra para colher os benefícios
Ganho de peso durante a TPM: como reduzir o inchaço pré-menstrual
Entenda como suas emoções afetam as suas escolhas e a sua saúde