O basquete é um dos esportes mais praticados no Brasil e é uma modalidade que atrai muitos fãs por aqui —que não necessariamente praticam. Houve um crescimento dos fãs da liga norte-americana nos últimos anos e o Brasil é o número um, fora dos EUA, em assinaturas do NBA League Pass (que permite assistir aos jogos ao vivo).
É notório o interesse de crianças e adolescentes pelo basquete, o que, para nós, profissionais de saúde, enche de felicidade, pois, assim, teremos crianças mais ativas e buscando cada vez mais se exercitar. Além dos benefícios que conseguimos desfrutar da prática esportiva, o basquete é um esporte agradável que se adapta a muitos níveis de habilidade e idades, podendo ter um foco lúdico ou competitivo. Sem falar que é uma maneira fantástica de ganhar força, coordenação e resistência muscular.
Benefícios do basquete
Ganho de força e resistência muscular
Jogar basquete requer agilidade, força e resistência, sendo que você deve mover-se rapidamente e mudar de direção de forma ágil. Também trabalha a resistência muscular, que é a capacidade dos músculos de aplicarem força repetidamente por um longo período.
Melhora do equilíbrio e coordenação
O esporte exige que você desenvolva a coordenação, enquanto mantém o equilíbrio durante os movimentos. É preciso mover o corpo rapidamente para frente, para trás e para os lados, saltar, girar e mudar de direção.
Desenvolve as habilidades de movimento fundamentais
Jogar basquete oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver as habilidades motoras necessárias para o desenvolvimento. Um estudo mostrou a eficácia do basquete no aprimoramento das habilidades de movimento fundamentais que as crianças precisam aprender. Jogar basquete ajuda a melhorar a coordenação motora, flexibilidade e resistência. Também estimula a velocidade, agilidade e força. Essas habilidades demonstraram ter um efeito positivo para manter o peso corporal saudável e incentivar a realização de mais atividades físicas —o que pode afetar a aptidão cardiorrespiratória e a autoestima.
Melhora a composição corporal
Em um estudo de 2018, homens não treinados realizaram 3 meses de treino de rua, o que teve um efeito positivo na aptidão geral e na composição corporal. Após o treinamento, eles aumentaram sua massa corporal magra e diminuíram o percentual de gordura corporal.
Melhora a saúde cardiovascular
A atividade física regular ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e os níveis gerais de condicionamento físico. De acordo com pesquisas, o basquete diminui a frequência cardíaca em repouso, o que tem um efeito positivo na aptidão cardiorrespiratória e isso está ligado a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Benefícios emocionais
São diversos, incluindo o desenvolvimento da autoconfiança pelo apoio da equipe, redução do estresse por liberar endorfinas, melhorar a concentração e consciência. Essas ferramentas podem ser eficazes para permitir que você lide com a ansiedade em outras áreas de sua vida.
Benefícios sociais
Incentiva o espírito de equipe e desenvolve habilidades de comunicação.
Como começar
A modalidade pode ser praticada por adultos e crianças. No Brasil, muitos clubes oferecem aulas e também há programas de treinos gratuitos em centros esportivos e escolas públicas. Tem ainda quadras em parques públicos, para a prática recreativa.
Independentemente de ser de forma recreativa ou em um programa de treinamento, para colher benefícios o ideal é que o esporte seja praticado ao menos duas vezes por semana, de 50 a 60 minutos.
O importante é saber que nunca é tarde para descobrir uma nova modalidade esportiva e suar a camisa. Um dos grandes benefícios do esporte coletivo, ainda mais para os adultos, são as conexões e amizades que também se constroem.
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Posso mascar chiclete para diminuir a fome e emagrecer?
Chega de desculpas: sua saúde depende exclusivamente de suas escolhas
Nem mais, nem menos: saiba a quantidade ideal de fibra para colher os benefícios
Ganho de peso durante a TPM: como reduzir o inchaço pré-menstrual
Entenda como suas emoções afetam as suas escolhas e a sua saúde