Nesta época do ano, muitas pessoas abrem mão da carne vermelha e optam pelas carnes brancas, desde os mais diversos peixes até o bacalhau. O bacalhau, rico em proteínas e baixo em gordura, é famoso pela escolha em datas comemorativas e seu sabor delicioso. Ele também é conhecido por ser um aliado na prevenção de doenças, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. Apesar de já ter levantado polêmica por não ser um peixe, ainda assim é um prato muito apreciado em muitos lugares.

Por ser uma opção saudável, o bacalhau é fonte de ômega 3, que contribui para a saúde do coração, relacionada ao melhor controle da pressão arterial. Além de ser rico em vitaminas A, D, E, B6 e B26, fornece minerais importantes como fósforo, cálcio e magnésio.

O consumo regular pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a infecções e doenças. Por isso, incluir o bacalhau na sua alimentação anual traz inúmeros benefícios, e se optar pela versão dessalgada e assada com temperos naturais, potencializa os efeitos.

Para esclarecer outras dúvidas, a colunista da IstoÉ bem-estar, Samantha Rhein, respondeu algumas perguntas sobre este prato típico português. Acompanhe a entrevista a seguir!

 

O que o diferencia de outros pescados?

O bacalhau está em alta durante a semana Santa, porém, este pescado apresenta benefícios que justificam o seu consumo durante todo o ano. Quando comparado com outros pescados brancos similares como tilápia e linguado, possui boa quantidade de cálcio, potássio e fósforo; nutrientes importantes para a saúde óssea, mas também imunológica e do metabolismo energético, papel também desempenhado pela niacina; uma vitamina do complexo B que em termos proporcionais, é bastante presente no bacalhau, quando comparada aos demais pescados. Outro benefício deste alimento é a sua baixa caloria (200 gramas oferece aproximadamente 260 Kcal), além de ser uma excelente fonte de proteína de boa qualidade. 

Ao compararmos o bacalhau com o linguado, nota-se também uma menor quantidade de colesterol, gordura que quando consumida em excesso, está envolvida com o desenvolvimento ou agravamento de doenças cardiovasculares. Outro nutriente encontrado no bacalhau e que está envolvido com prevenção de doenças cardiovasculares é a vitamina B12. 

 

Qual a melhor forma de preparar o bacalhau para aproveitar ao máximo todos os nutrientes?

Busque sempre a opção dessalgada, já que estamos falando de um pescado com bastante quantidade de sódio. Por conta da presença deste mineral, prepare o bacalhau privilegiando temperos naturais como alecrim, manjericão, manjerona, endrodill, além de cebola e alho. Vale a pena adicionar uma quantidade pequena de azeite para adicionar sabor extra, gordura de boa qualidade e disponibilizar melhor alguns nutrientes; feito isto, opte por assá-lo ao forno, com papel alumínio ou papel manteiga, em temperatura em torno de 150 a 180 graus.  

 

Quais são as variedades de vitaminas e minerais?

Além dos nutrientes mencionados anteriormente, podemos encontrar ferro, magnésio, manganês, zinco, cobre, vitamina D, riboflavina e vitamina C. 

 

Sendo ele considerado um prato saudável, quais os tipos de doenças que ele pode prevenir?

Por conter boa fonte de proteína, quando em equilíbrio com calorias e carboidratos diários, atua na prevenção de sarcopenia e ajuda a prevenir grandes perdas de massa muscular; além disso auxilia na imunidade, saúde óssea e na prevenção de doenças cardiovasculares, quando controlado o consumo de sódio. 

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e supervisionado por um Profissional da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

https://www.livup.com.br/ingredientes/bacalhau
https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/nutricionista-elenca-5-beneficios-incriveis-do-bacalhau-para-a-saude
https://www.tbca.net.br/