Observamos relatos frequentemente associados à redução da ansiedade, melhora do sono e redução do cortisol, bem como desempenho esportivo, força e resistência, em relação ao uso da erva Ashwaganda (Withania somnifera).

Essa erva, utilizada na medicina tradicional da Índia, é uma raiz da planta ashwaganda, que tem cheiro de cavalo e por isso recebeu o nome de ashwa (cavalo) ghanda (cheiro). Apesar de estar relacionada com os benefícios citados acima, é necessário compreender se esses resultados são garantidos por estudos científicos. 

Por isso, quero te mostrar a literatura científica voltada para o uso da Ashwaganda no esporte e a primeira coisa que fica óbvia ao examinar a literatura científica é que há poucos estudos. A maioria tem duração muito curta e também de baixa qualidade.

O estudo de Sandhu (2010) é muito citado quando se fala em performance esportiva, mas infelizmente mostra muitos problemas de metodologia e qualidade científica duvidosa. A seção está incompleta, sem nenhum detalhe sobre os métodos utilizados e não há menção do que foi feito para padronizar as medidas. 

Já no estudo de Ziegenfuss, os participantes receberam 500 mg de extrato de ervas todos os dias durante 12 semanas. Os sujeitos deste estudo fizeram um treino recreativo e várias medidas de força foram realizadas antes e depois. Houve um aumento estatisticamente significativo na avaliação do teste de uma repetição máxima tanto para o agachamento quanto para o supino. No entanto, várias outras medições, incluindo “o total de todas as medições de força”, não foram significativamente diferentes. Há sempre uma tendência para os resultados positivos e muitas vezes ignoramos os resultados negativos… por isso é necessário ter cautela na avaliação dos dados.

No geral, as evidências de que a ashwaganda tem algum efeito sobre a força ou a resistência são pelo menos vagas. Estudos bem controlados precisam ser realizados antes que possamos tirar conclusões sobre a eficácia da ashwaganda.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Sandhu JS, Shah B, Shenoy S, Chauhan S, Lavekar GS, Padhi MM. Effects of Withania somnifera (Ashwagandha) and Terminalia arjuna (Arjuna) on physical performance and cardiorespiratory endurance in healthy young adults. Int J Ayurveda Res. 2010 Jul;1(3):144-9.
Bonilla DA, Moreno Y, Gho C, Petro JL, Odriozola-Martínez A, Kreider RB. Effects of Ashwagandha (Withania somnifera) on Physical Performance: Systematic Review and Bayesian Meta-Analysis. J Funct Morphol Kinesiol. 2021 Feb 11;6(1):20.
Ziegenfuss TN, Kedia AW, Sandrock JE, Raub BJ, Kerksick CM, Lopez HL. Effects of an Aqueous Extract of Withania somnifera on Strength Training Adaptations and Recovery: The STAR Trial. Nutrients. 2018 Nov 20;10(11):1807.