É raro você caminhar na rua, ir para academia, pegar o metrô, e não encontrar alguém, se não todos, usando fones de ouvido. Algumas vezes você se aproxima da pessoa e já consegue escutar a música que ela está ouvindo. Mas, você já se perguntou quais são as consequências desse uso constante de fones de ouvido?

Roberto Beck, convidado do trigésimo nono episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, destacou que o grande problema é o excesso de exposição ao ruído. Ele comenta que uma criança ou adolescente, atleta, que usa fone de ouvido em alturas muito elevadas pode ser comparado com um trabalhador de fábrica, sendo ambos muito afetados pelo barulho intenso. 

“Qual é a minha recomendação básica. Primeiro, qual é o volume adequado? Aquele volume de quem está ao seu lado não consegue ouvir. E o segundo que eu costumo recomendar é fazer pausas. Pausa pra quê? Pra descansar a célula do ouvido”, destaca ele.  

O especialista enfatiza a necessidade de pausas para descansar seu ouvido, assim como atletas realizam com músculos e outros órgãos do corpo após treinos intensos. 

Formado em Otorrinolaringologista pela AMB/ABORL-CCF e doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha com cannabis medicinal e é médico-assistente do Departamento de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP. Tem fellowship em eletroneurofisiologia da audição e monitoramento intra-operatório de nervos cranianos e é membro da comissão de título de Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #39 – O café pode ser a causa do seu zumbido no ouvido!

 

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!