02/09/2024 - 6:00
O que fazer quando você perde a vontade e o interesse em eventos, situações e interações do cotidiano que antes você tinha prazer? Todos temos nossos momentos de cansaço, estresse, ansiedade e falta de motivação que nos levam a preferir ficar em casa sozinho. Entretanto, quando essa sensação pode ser classificada como algo recorrente, estamos falando da anedonia, uma característica da depressão e da ansiedade. Um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, mostrou ser possível treinar o sistema de recompensa do cérebro, ajudando no tratamento da anedonia.
O que é anedonia?
A anedonia é uma característica da depressão, de alguns tipos de ansiedade, como também do abuso de determinadas substâncias e esquizofrenia. Ela é um prognóstico de consequências mais sérias no futuro, como suicídio, pouca resposta à tratamentos e recaídas.
Muitos tratamentos da anedonia focaram em diminuir os efeitos negativos, mas limitaram os efeitos positivos. Descobriu-se então, com outros estudos, a possibilidade de lidar com os efeitos positivos, por meio do treino do sistema de recompensas do cérebro.
O sistema de recompensas na anedonia estaria “prejudicado”, dando uma falta de motivação e interesse em seguir com determinadas ações do dia a dia, especialmente relacionadas à interações sociais ou que levam à conquistas futuras.
O sistema funciona por meio da antecipação, consumo e, posteriormente, do aprendizado da recompensa. Ou seja, há uma antecipação de que, nessa ação (como ir numa festa), haverá uma recompensa, um sentimento bom, um benefício, por isso fazemos determinada ação. O consumo seria aproveitar o momento e seus benefícios, e o aprendizado com a recompensa está mais para a reflexão do momento para posteriormente desejar passar por isso novamente, assim, participando de outras ações semelhantes à essa.
Como funciona o estudo?
O estudo percebeu que a maioria dos tratamentos da anedonia focava em diminuir os efeitos negativos, o mal-estar, em tirar as coisas ruins, mas não trouxe os resultados esperados. Ao mudar o foco do tratamento para o outro lado do polo, os cientistas perceberam que focar em aumentar os efeitos positivos seria mais benéfico e traria maiores resultados.
Partiria da seguinte proposição: treinar os pacientes a perceber e saborear, aproveitar essas emoções positivas. Mesmo para aqueles que não sofrem com anedonia, que não precisam diminuir uma dor, é sempre indicado aumentar a alegria.
Inclusive, aumentar as emoções positivas deve ser a maior prioridade no tratamento de pacientes com sintomas de depressão. E esse novo estudo mostrou que é exatamente nesta ideia que se torna o novo tratamento para a anedonia efetivo.
Um estudo de 2023, dividiu dois grupos de adultos que sofrem de ansiedade e/ou depressão, analisando durante 15 semanas de psicoterapia, o grupo que focava em aumentar as emoções positivas e aquele que focava em diminuir as emoções negativas. A análise concluiu que ocorreram maiores resultados no grupo em que a terapia foi focada em aumentar as emoções positivas.
Como treinar seu sistema de recompensa?
Mesmo que você não sofra com depressão ou ansiedade, sempre é bom aprender como treinar seu sistema de recompensa, estando preparado para lidar com todos os momentos complicados da vida, aumentando sua alegria. Para isso, siga esse exercício baseado nos estudos sobre anedonia. Indicado praticar uma vez por dia.
Escolha algo que te faça bem. O exercício diário necessita apenas de algo simples (comer algo que goste, ligar para um amigo, fazer um exercício, caminhar no parque), lembre-se disso, que te faça feliz e crie um sentimento de comprometimento. Depois de aproveitar o momento, feche os olhos e reviva o momento presente, pensando no onde e quando você viveu essa grande alegria. Em casa, detalhe as sensações físicas desse momento, isso te ajudará a lembrar sempre dessa sensação, treinando seu sistema de recompensa.
Sempre que desejar reviver essa sensação, você terá que reviver esse momento, ajudando-o a combater a anedonia. Esse processo de identificar e imergir nessas emoções positivas, saboreando-as, ajudará a aumentar a motivação de ir atrás dessa alegria. Além disso, vai na contramão da tendência humana de lembrar apenas dos aspectos negativos do dia a dia.
Permita que você experimente a felicidade: vá contra a anedonia!
Não se esqueça que é normal sentir-se mal, desconfortável com determinadas sensações, sentimentos, principalmente se você sofre com ansiedade e depressão. Em momentos difíceis pode parecer errado se permitir ser feliz. Entretanto, é necessário para sua saúde mental e para seu dia a dia, tentar sempre manter a felicidade em dia.
O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e é supervisionado por um Profissional da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.