É verão, férias, praia, sol e pele bronzeada, mas o que ninguém conta é que para manter o bronzeado em dia não é recomendado passar muitas horas ao sol, mas sim seguir uma alimentação saudável e equilibrada.

Isso mesmo. É nos alimentos que podemos encontrar importantes aliados que nos ajudam a manter a pele hidratada, saudável e, inclusive, bronzeada. 

A pele bronzeada deve ser “cultivada” às custas de muito cuidado, proteção, hidratação e alimentação equilibrada. Do ponto de vista metabólico, o principal responsável pela cor de nossa pele é um pigmento derivado do metabolismo das proteínas chamado de melanina, mas ele não anda sozinho, e sim com dois nutrientes muito importantes para atuar da melhor maneira possível: a vitamina E e o betacaroteno. Esses nutrientes são compostos biológicos fundamentais e essenciais, portanto devemos obter por alimentos com ingestão diária, já que o nosso corpo não consegue produzi-los endogenamente. 

A vitamina E é um nutriente com várias funções metabólicas importantes, porém observando o objetivo em questão, o bronzeamento, este nutriente ganha destaque pelo papel antioxidante que desempenha, prevenindo a deterioração das estruturas de nossa pele, decorrente do processo de oxidação das espécies reativas de oxigênio. Já os carotenóides, principalmente o betacaroteno, de fato, contribuirá com a pigmentação da pele. É importante ressaltarmos que os carotenóides e o betacaroteno não são a mesma coisa, os carotenóides são uma classe de compostos solúveis em água, de vários tipos e funções orgânicas, enquanto o betacaroteno é uma subclasse nesta categoria, exercendo, predominantemente, a função antioxidante e de pigmentação.

Os carotenóides têm como seus principais alimentos fonte os vegetais, e o seu conteúdo no alimento pode variar de acordo com o tipo de solo de plantio, período do ano (sazonalidade), processamento, variedade dentre outros. Abaixo, preparamos uma lista dos alimentos fonte de cada um destes nutrientes:

 

NutrienteAlimento Fonte (predominante)
Vitamina EPode-se encontrar este nutriente em óleos vegetais, e posteriormente em castanhas e linhaça.
BetacarotenoManga, acerola, abóbora, cenoura, pimentão amarelo, pêssego, mamão formosa, goiaba… a característica deste nutriente é garantir a cor amarelo-alaranjada aos alimentos.

 

Para que você possa se beneficiar do efeito “bronzeador” induzido pelo betacaroteno, sugere-se o consumo de aproximadamente 100 gramas dos alimentos fonte, na frequência de 2 ou 3 vezes ao dia por pelo menos 1 semana antes de se expor ao Sol. Porém, para ter o aspecto bronzeado saudável na pele, outros cuidados são muito importantes.

 

Cuidados para manter a pele saudável e bronzeada

 

  • Hidratação: a água é responsável pelo aspecto de pele saudável e tônus da mesma, portanto para realçar o bronzeamento, recomenda-se o consumo diário de pelo menos 2 litros de água e durante a exposição solar um acréscimo de pelo menos 300 ml;

 

  • Sono: ação restauradora do sono é determinante para o aspecto saudável e vivo da pele e do olhar. Procure dormir de forma profunda por pelo menos 7 horas diárias, desta forma o seu organismo conseguirá produzir todas as substâncias necessárias para o seu bom funcionamento, inclusive a produção adequada de melanina;

 

  • Vitamina C: a adequada ingestão deste nutriente é fundamental para a produção de colágeno e efeito regenerador da pele. Não podemos nos esquecer que durante a exposição ao Sol, promovemos um efeito pró oxidante que precisará ser combatido com nutrientes que neutralizem esta ação, sendo a vitamina C e a vitamina E dois exemplos bastante efetivos.

 

Você sabia que a quantidade de gordura da dieta pode interferir na absorção dos carotenóides que estão presentes nos alimentos? 

 

O azeite ou óleo adicionado durante o preparo dos alimentos atuam como um facilitador no processo de absorção da vitamina E, portanto, procure sempre adicionar algumas gotinhas de azeite ou óleo durante o preparo ou, no caso de frutas, associe com 2 castanhas ou outras oleaginosas. Evite cereais e farelos, uma vez que esses ingredientes reduzem a absorção de gorduras, como as fibras solúveis, e também podem atrapalhar a absorção do betacaroteno, o que para esta finalidade deve ser evitado já que naturalmente apenas cerca de 5 a 30% do betacaroteno consumido será efetivamente absorvido. 

Para obter uma pele bronzeada e saudável são necessários muitos cuidados, mas são certamente medidas possíveis, basta programar-se e ter uma certa disciplina, aproveitando o sol com moderação e consciência, desfrutando o que de melhor esta estação do ano tem a oferecer.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

www.ilsi.org
Cardoso, M.A. Nutrição e Metabolismo: Nutrição Humana. Ed Guanabara Koogan  
Patrick Lyn. Beta-Carotene: The Controversy Continues. Alternative Medicine Review,  Volume 5  Number 6, 2000