Meu primeiro texto para 2024 não poderia fugir do tema principal do início de cada ano: dieta. E a pergunta que mais vejo por aí é sobre glúten e perda de peso.

Esse é um dos maiores mitos relacionados à alimentação sem glúten. Mito esse que até eu já cometi quando, lá em 2013, retirei o glúten da dieta e perdi mais de 8 quilos em pouco menos de 3 meses. Nessa época, também achei que só tirar o glúten foi o motivo para isso, porque lá atrás não tínhamos tantas informações como hoje.

Com os anos eu entendi que estava sofrendo por causa do excesso das minhas escolhas alimentares, já falei aqui, em um dos meus primeiros textos, um pouco da minha história, mas basicamente, eu estava intoxicada, inflamada por uma vida de péssimas escolhas. Ao retirar o glúten da minha alimentação eu não perdi peso, mas eu voltei ao que era meu normal, desinchando todo o excesso.

Então antes de falar em “dietas milagrosas”, vamos pensar em como estão nossos hábitos. O que estamos comendo? Como estamos comendo? Priorizamos comidas mais naturais, ou estamos reféns dos alimentos práticos, congelados e industrializados? Quanto de comida natural você está inserindo no seu dia a dia? Você se permite experimentar legumes e verduras variados? Come frutas no lanche ao invés de biscoitos ou barrinhas?

Porque se ajustarmos tudo isso e fomos inserindo esses alimentos, o processo de retomada da saúde já vai começar a acontecer, e em um próximo passo, se conseguirmos substituir o falso pão integral, por pães feitos em casa, com fermentação mais lenta e com boas escolhas de ingredientes, e conseguir eliminar os ingredientes inflamatórios, os resultados virão.

Não sabe como fazer tudo isso? Me acompanhe pelas redes sociais que todos os dias eu te ofereço dicas e receitas para essa conquista. Se eu conseguir mudar a minha alimentação lá 2013, sem qualquer ajuda, eu te garanto que com a minha ajuda você também irá conseguir.

Vou deixar uma receita deliciosa para você começar a praticar as receitas mais saudáveis.

 

Pão de Tapioca

Ingredientes:

250 g gramas de tapioca granulada

500 ml de leite (qualquer um) 

1 e ½ colher chá de sal

2 ovos grandes

2 colheres de sopa de manteiga ou azeite 

50 gramas de queijo parmesão ralado

 

Preparo:

Dissolva a tapioca granulada no leite e deixe descansar em geladeira por no mínimo 1 hora. 

A tapioca tem que absorver totalmente o leite. 

Depois disso, adicione o restante dos ingressos e misture com as mãos. 

A massa fica bem pegajosa. 

Modele os pãezinhos,  e leve para assar em forno quente 200⁰ por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. 

Pode congelar os pãezinhos crus. Não é preciso descongelar para assar.

 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.