Durante as consultas, costumo comparar o hábito de se exercitar, comer bem e dormir ao hábito de escovar os dentes. Algumas coisas na vida precisam ser praticadas até se tornarem automáticas, como escovar os dentes após as refeições. Esse hábito vai te ajudar durante toda a vida e no dia a dia, pois, embora muitas pessoas desconheçam esse fato, a saúde bucal é essencial não só para a estética do seu sorriso, como também para sua saúde e bem-estar.
Do treino ao hábito: praticar exercícios é semelhante à escovar os dentes
Quem tem filhos ou convive com crianças sabe como é: precisamos lembrá-los muitas vezes de escovar os dentes até que, um dia, eles fazem isso sozinhos. Óbvio que só mandar fazer não adianta, precisamos ensinar e talvez o mais importante de tudo: dar o exemplo. Isso também vale para o hábito de praticar exercícios: sabemos que filhos de pais fisicamente ativos têm chance muito maior de serem adultos fisicamente ativos no futuro.
Só que hoje o assunto não é atividade física, mas sim, saúde bucal.
Segundo o IBGE, cerca de 90% da população brasileira higieniza a boca até duas vezes por dia, e 63% usam fio dental, escova e pasta de dente, uma média considerada excelente.
Saúde bucal e arelação com o sistema respiratório
Um estudo publicado recentemente avaliou o impacto da escovação no risco de adquirir uma infecção hospitalar, nome que damos para infecções adquiridas durante um período de internação, e que podem ser determinantes na evolução de determinados pacientes. Uma das principais é a infecção respiratória, sendo a mais grave delas a pneumonia. Neste estudo foram acompanhados pacientes que precisavam de ventilação mecânica, ou seja, ajuda de aparelhos para respirar, e que, portanto, estavam em UTI.
Quando os pesquisadores compararam grupos de pacientes que eram submetidos a algum tipo de higiene bucal, mesmo os que estavam respirando por aparelhos, com pacientes que não recebiam, os resultados foram impressionantes.
Quando escovamos os dentes, e isso inclui o uso do fio dental, diminuímos a quantidade de bactérias na boca, mas estas voltam a se proliferar logo em seguida. É a rotina de cuidados diários que mantém o equilíbrio que pode ter impactos muito além da boca.
Escovar os dentes resultou em menor chance de pneumonia hospitalar e de óbito na UTI. Para os pacientes que estavam respirando por aparelhos o impacto positivo foi ainda maior, resultando em menor tempo médio de necessidade de aparelhos para respirar e menor tempo total de UTI.
A análise das bactérias dos pulmões e da boca desses pacientes sugere que boa parte delas tenham sido inspiradas em pequenas quantidades da boca. E ainda, quanto mais grave o estado do paciente, menor sua capacidade de escovar os dentes, aumentando a proliferação de bactérias e o risco de uma infecção.
Conheça outras doenças relacionadas à saúde bucal
E os benefícios de cuidar da saúde bucal não se resumem aos casos de internação hospitalar. Infecções gengivais, as periodontites, podem estar associadas a um aumento em 3,5 vezes no risco de doença cardiovascular e em até 1,7 vezes no risco de doença de Alzheimer. As bactérias causadoras de doenças bucais podem ser encontradas em pacientes com diversas outras doenças crônicas, em locais no corpo muito distantes da boca.
Cuidar da saúde bucal durante a gravidez também é essencial para o bem-estar da mãe e do bebê. Alguns estudos têm mostrado que as doenças periodontais (gengivite e periodontite) podem ter relação com baixo peso ao nascer e parto prematuro.
E como cuidar da sua saúde bucal?
A rotina de escovar os dentes e usar fio dental adequadamente, associada a visitas regulares ao dentista para avaliações e limpeza, são a melhor forma de prevenir a formação de placas bacterianas, diminuindo a chance de aparecimento de diversas doenças e aumentando as chances de recuperação nos casos de internação hospitalar. Se considerarmos que se trata de algo relativamente simples e barato, deveria ser encarado como uma prioridade na prevenção de doenças e na promoção de saúde, sem mencionar as questões estéticas relacionadas a um sorriso bonito e de aparência saudável.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o Podcast #58 que detalha a saúde bucal.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Dor pélvica: muito além de cólica menstrual – entendendo as diferentes causas
Corrimento vaginal: diferenças, principais causas e prevenção
Sangramento no início da gravidez: 25% das gestantes podem apresentar sinais de alerta
Excesso de peso durante a gravidez: riscos, consequências e como controlar
Prevenindo a demência senil: o que fazer para viver mais e melhor