Hoje falaremos sobre beleza, um conceito ou, para muitos, uma virtude que mantém o seu espaço em nossas vidas, necessária para o bem-estar e aumento da autoestima. Todos sabemos que o padrão de beleza atual é rígido e uma grande parte da população busca esta forma de maneira intensa e permanente. Muitos são os tratamentos estéticos envolvendo procedimentos não invasivos, mas também invasivos e cirúrgicos. É essencial tomarmos conhecimento de que a beleza também vem de dentro e que a alimentação exerce um papel relevante neste contexto.
A água e a beleza da pele
Um dos elementos mais importantes para a manutenção de nossa jovialidade e firmeza da pele é a água. Grande parte do nosso corpo é composto por este elemento e este conteúdo precisa ser reposto diariamente, em quantidade média de 1,5 a 2 litros diários. Esta proporção corporal varia conforme a idade, nível de atividade física e perdas diárias (transpiração, urina, secreção corporal para produção de substâncias digestivas). Outra forma para manter a sua hidratação é o consumo de frutas com elevada quantidade de água, como a melancia, o melão, a laranja, a mexerica e o abacaxi, por exemplo.
Com o passar dos anos, vamos reduzindo a quantidade de músculo e água corporal, o que compromete a firmeza da pele e, consequentemente a sua aparência, logo, sugiro que você tenha atenção a sua hidratação diária e associe com uma bela dose diária de vitamina C.
A vitamina C e o colágeno
Esta vitamina, que atua como um potente antioxidante, auxilia a formação do colágeno endógeno e deve ser consumida diariamente por meio de frutas cítricas (acerola, vitamina C, limão, abacaxi, kiwi, tomate entre outros). Tem a sua quantidade diária recomendada de fácil acesso, podendo ser alcançada com uma alimentação bem equilibrada e diversificada em suas fontes.
O sono
O sono é também um potente aliado da beleza e recebe influência direta da liberação de melatonina, um hormônio produzido pela glândula pineal e que regula o nosso ritmo biológico ou circadiano. Na atualidade sabemos que este hormônio também desempenha papel antioxidante, o que reforça a importância de uma boa noite de sono. Adquirir hábitos que desaceleram e tragam mais tranquilidade devem ser adicionado em sua rotina noturna, portanto, não vá deitar teclando o seu celular ou assistindo televisão.
Implemente técnicas de respiração para desacelerar e favorecer a sua regulação hormonal, e conte com o apoio de boas infusões (ou chazinhos), como mulungu, camomila, erva doce e passiflora.
O envelhecimento e as mudanças nos hábitos para manter a beleza
O processo de envelhecimento ou mesmo a manutenção da beleza envolve uma ação direta de controle e combate a produção diária das espécies reativas de oxigênio. Muitas são as situações em que aumentamos a nossa produção destes potentes agentes de “deterioração”, como o fumo, exercício físico extenuante, exposição intensa e desprotegida ao Sol, doenças crônicas, dentre outras.
A boa notícia é que temos nutrientes e compostos bioativos que atuam positivamente, prevenindo a “destruição” de nossa pele e de suas camadas mais profundas, além da membrana que compõe as nossas células. Vamos conhecer alguns destes elementos?
Compostos fenólicos. Encontramos estes compostos nas frutas cítricas (limão, laranja, tangerina) e em outros tipos de frutas como maçã vermelha, cereja, uva, ameixa).
Você gosta de pimenta vermelha, brócolis, couve-flor, repolho roxo, cebola, alho e tomate? Come estes alimentos diariamente? Se sim, saiba que estes alimentos também contêm estes compostos fenólicos.
Aquele chocolatinho com 50 ou 70% de cacau, além de ser gostoso, é recomendado, assim como o suco de uva integral, café, chá verde, chá oloong, no entanto, consuma de maneira equilibrada e sem culpa.
As fibras alimentares e a renovação celular
As fibras alimentares são responsáveis por fazem uma “varredura” em nosso corpo, limpando-o, contribuindo com a renovação celular local e melhorando a composição de nossa microbiota intestinal, condição que impacta positivamente na saúde do corpo como um todo, inclusive da pele, cabelo e unhas.
Atenção especial deve ser direcionada a fibra solúvel, em especial a betaglucana, e inulina, encontradas nos alimentos a seguir: o alho, cebola, salsão, aveia, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja, fava), maçã, pêra, banana.
A riqueza dos alimentos é incontestável e fácil de ser adquirida: temos estes alimentos cotidianamente em nossas feiras livres, mercados, hortifrutis e precisamos incorporá-los em nossa alimentação diária. Os benefícios são indiscutíveis e promovem a nossa beleza, portanto: a beleza também vem de dentro e está ao seu alcance!
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Arroz e feijão: um casamento feliz para a nutrição humana
Álcool no pão de forma: há riscos à saúde? Qual é a quantidade segura?
Como nossa dieta influencia a microbiota intestinal e a absorção de vitamina D
Alimentos germinados: a solução sustentável para a sua saúde e para o planeta
Como o nosso ritmo biológico pode interferir no desenvolvimento do câncer