Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate papo foi com o Dr. Josué Montedonio, cirurgião plástico.

Em uma conversa sobre silicone, o cirurgião explicou sobre a doença, a síndrome e o câncer de silicone, o chamado ALCL —linfoma anaplásico de grandes células relacionado ao implante mamário, caracterizado por uma condição relacionada diretamente à prótese.

“O linfoma anaplásico de células gigantes é um tipo de câncer que se forma na cápsula, em volta da prótese, que é um corpo estranho. O organismo é muito inteligente. Ele vai formar um tecido de cicatrização em torno da prótese. E com o tempo esse tecido de cicatrização vai ficando mais grosso e vai ficando mais espesso, e em algum determinado momento essa célula pode sofrer uma mutação e aí forma esse ALCL. Um tipo de câncer que uma vez que você faz essa retirada da prótese com a cápsula, o problema está resolvido”, exemplifica o doutor.

O especialista em cirurgia plástica destacou que não é uma doença que vai surgir da noite para o dia, apresentando primeiramente alguns sintomas visíveis nas mamas. 

“A mama cresce, você tem um seroma importante e inespecífico, que surge em pouco tempo, mas você fazendo todo o rastreamento, os exames de imagem, não tem nenhum problema. Esse é um tipo de coisa que você pode solucionar bem precoce”, explica o doutor.

Dr. Josué Montedonio é um cirurgião plástico, formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS). Sua especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica foi realizada na Santa Casa de Misericórdia de Santos, o primeiro hospital do Brasil. Após concluir sua residência, Dr. Montedonio foi convidado a integrar o corpo clínico da instituição, atuando como membro assistente no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados. Realizou um “Fellowship” sob a supervisão do Dr. Jack Friedland, ex-presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, no Aesthetic Plastic Surgeons of Arizona. Dr. Montedonio é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, da American Society of Plastic Surgery e da International Confederation for Plastic, Reconstructive, and Aesthetic Surgery.

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!