Dr. Bernardo Sampaio, fisioterapeuta, convidado do sexagésimo sexto episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, debateu temas relacionados às dores da coluna. Em uma de suas explicações, o especialista comenta sobre o mito da postura perfeita, exemplificando as diferenças entre posturas das pessoas e a relação entre musculatura e dor. 

“Se a gente ficar trabalhando a nossa musculatura incansavelmente, uma hora ela, a fadiga se cansa. Isso vai acontecer. Por isso que alguns ajustes ergonômicos vão te auxiliar quando você está muito tempo numa mesma posição. Para você conseguir ficar relaxado. E que ela [a posição ou postura] fique natural”, comenta Bernardo.

É importante respeitar a postura, mas sem esquecer de fortalecer os músculos da coluna, além de fazer pausas, principalmente para quem passa muito tempo sentado ou em pé no trabalho.

“Momentos de pausa, como aqui, vamos acabar nossa gravação, vamos levantar, se mexer e depois ficar mais um tempo sentado. É isso que é importante. Tirar um pouquinho também da cabeça que eu tenho que ficar assim, que eu tenho que levantar o ombro, abrir aqui. Temos nossas características [próprias da nossa postura]. Se eu ficar o dia inteiro aqui [postura totalmente ereta], uma hora vou ficar com uma dor no meio da toráxica que vai ser insuportável. É a sua postura, é a sua característica, o que você pode mudar durante o seu exercício para trabalhar isso depois. Então não adianta a gente pirar e tentar ficar arrumando, corrigindo [nossa postura] toda hora”, diz o fisioterapeuta.

Formado em fisioterapia pela PUC Campinas, possui especialização e aprimoramento pela Santa Casa de São Paulo e é mestre em Ciências da Saúde pela mesma instituição. Atua como professor universitário em cursos de pós-graduação na área de fisioterapia músculo esquelética e é Diretor Clínico do Centro Especializado em Movimento (CEM), ITC Vertebral e Instituto Trata, de Guarulhos.

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #66 – Ficar parado só vai piorar sua dor nas costas 

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!