Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, a conversa foi com o Lucas Lujan, psicanalista.

No bate-papo de hoje, o especialista explicou o conceito de amor e narcisismo primário, que molda como sentimos amor próprio e amamos os outros. Ele também falou sobre o problema da Internet e seu sistema de recompensa, e como isso adoece o afeto e o amor, mesmo para aqueles que foram e são amados. 

“Pode ter sido um bebê muito amado. Mas a Internet adoece, patologizando o afeto. Então a pessoa vai adoecendo, não que ela não tenha sido amada, que não tenha nunca se sentido satisfeita na vida e feliz. É porque o próprio mecanismo da recompensa vai adoecendo”, enfatiza o psicanalista.

O especialista explicou que, embora recebam amor na infância, desenvolvendo narcisismo primário, os adultos e, principalmente, os adolescentes sofrem com a doença do afeto pela Internet.

“Não necessariamente não recebeu narcisismo primário. Não necessariamente não formou isso que chamamos de narcisismo, sujeito inteiro que está ali apto para ser amado e amar de volta. É que a própria lógica da Internet vai adoecendo. Isso acontece nos adultos com muita frequência, mas a incidência nos adolescentes é ainda maior”, detalhou Lucas.

Formado no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), é graduado em Teologia e pós-graduado em Filosofia, História e Gestão de Projetos Sociais. Atualmente, faz uma especialização em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. É escritor, autor do livro Tamanho de Flor e coautor dos livros Crônicas de Um Amor Crônico, Aglomerados e Ecos do Divã: Experiências clínicas e reflexões teóricas na psicanálise. Além de sua dedicação à psicanálise e à literatura, é celebrante de casamentos e fotógrafo.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!