“Troquei o refrigerante normal por zero —ou diet —por conta da dieta” é a pergunta que sempre me é feita nos grupos de mudança de hábito que desenvolvi. Essas perguntas são feitas tanto nas redes sociais quanto nos atendimentos individuais na clínica. Mas será que esse tipo de bebida interfere no processo de emagrecimento? Será que é perigoso para sua saúde?
É comum que os refrigerantes zero açúcar, ou seja, sem açúcar, sejam populares em todo o mundo, especialmente entre aqueles que estão tentando perder peso, devido à diminuição da ingestão de calorias. Embora as bebidas dietéticas não contenham açúcar ou calorias, ainda faltam muitos estudos para determinar como elas afetam a saúde do nosso corpo.
Essas bebidas geralmente são feitas de água com gás, adoçantes artificiais, corantes artificiais, aromas artificiais e outros aditivos químicos artificiais. Aqui, fiz questão de repetir a palavra “artificial” para você entender como qualquer refrigerante é ruim porque, na maioria das vezes, não contém nenhum nutriente saudável.
As pesquisas sobre a perda de peso relacionada aos refrigerantes zero-diet são relativamente escassas e às vezes conflitantes. Acreditar que essas bebidas ajudariam você a perder peso é lógico, considerando que normalmente não contém calorias. Contudo, a pesquisa indica que a associação entre não ter calorias e emagrecer pode não ser tão direta.
Estudos observacionais descobriram que uma ingestão excessiva de adoçantes artificiais, como os encontrados em refrigerantes zero, está associada a um maior risco de obesidade e síndrome metabólica.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o refrigerante zero-diet pode aumentar o apetite e aumentar os hormônios da fome. Isso ocorre porque o refrigerante altera os receptores do cérebro para os sabores doces e provoca reações de dopamina, um neurotransmissor que está relacionado ao prazer. Para resumir, ao experimentar o sabor doce do refrigerante zero, o corpo espera uma quantidade significativa de glicose, que pode ser traduzida em calorias ou energia, bem como o “prazer” associado ao consumo de açúcar. No entanto, como isso nunca chega, pode desencadear reações no corpo que levam a comer mais alimentos doces ou com alto teor calórico, o que resulta em ganho de peso. Mas os dados disso não são tão confiáveis em estudos com humanos.
Outra explicação quanto a associação entre o consumo de refrigerante zero e o ganho de peso em outros estudos é que as pessoas que consomem muito refrigerante, seja zero ou normal, tendem a ter hábitos alimentares ruins e o aumento de peso não é apenas resultado do consumo de refrigerante em si.
Prejuízo do refrigerante para a saúde
Em relação ao quanto a ingestão regular de refrigerantes pode ser prejudicial à saúde, alguns estudos já associaram o consumo dessas bebidas ao risco de diabetes e doenças cardíacas, como infarto e hipertensão.
Por exemplo, um estudo realizado com 64.850 mulheres constatou que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente estava relacionado a um risco 21% maior de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com as pessoas que não consumiam nenhum tipo de refrigerante. No entanto, as pessoas que usavam refrigerante zero tinham metade do risco.
Uma revisão de quatro estudos, que incluiu 227.254 pessoas, descobriu que o risco de desenvolver pressão alta aumenta 9% para cada porção diária das bebidas adoçadas artificialmente. Os resultados de outros estudos foram semelhantes.
Como a maioria dos estudos foi observacional, a associação pode ser explicada de forma diferente. É possível que as pessoas que comam mal ou estão acima do peso optem por beber mais refrigerante diet, aumentando seu risco de diabetes e pressão alta. Como resultado, pesquisas experimentais diretas adicionais são necessárias para determinar se existe uma verdadeira correlação entre o consumo de refrigerante e aumento de açúcar no sangue ou pressão arterial.
E os problemas de saúde não acabaram. Estudos mostram que o consumo de refrigerante aumenta o risco de doença renal, além do aumento de 11% no risco de ter parto prematuro e de obesidade infantil.
Então, vale a pena ou não trocar o refrigerante zero pelo normal?
Como você observou, o consumo regular de refrigerante zero, bem como o normal, é perigoso para a saúde. Portanto, o melhor caminho é reduzir drasticamente essas bebidas.
Você pode, por exemplo, limitá-las a uma ou duas vezes por mês. No entanto, se pensarmos em uma pessoa que está acima do peso, tem hábitos alimentares ruins e deseja mudar o estilo de vida, trocar o refrigerante normal pelo zero pode ser um primeiro passo para reduzir a ingestão de calorias e açúcar.
Ainda assim, para atingir o objetivo de emagrecer, é necessário que a pessoa combine o abandono do refrigerante comum com uma dieta saudável e tenha a intenção de abandonar definitivamente o hábito de beber refrigerante após algum tempo. Considere sempre seu consumo e considere o que realmente beneficia sua vida e saúde. Para saber mais sobre a relação das bebidas com sua saúde, confira “Bebidas como café, leite e refrigerante causam inchaço abdominal?” no meu texto sobre inchaço abdominal. Além disso, tem conteúdo no meu Instagram falando sobre isso também. Confira aqui!
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Posso mascar chiclete para diminuir a fome e emagrecer?
Chega de desculpas: sua saúde depende exclusivamente de suas escolhas
Nem mais, nem menos: saiba a quantidade ideal de fibra para colher os benefícios
Ganho de peso durante a TPM: como reduzir o inchaço pré-menstrual
Entenda como suas emoções afetam as suas escolhas e a sua saúde