Quem aí consegue fechar os olhos e imaginar aquele cheirinho de alho e cebola dourando na hora de preparar o arroz? Essa memória faz parte da rotina de muita gente e carrega pensamentos agradáveis e, acredite, cheios de saúde e nutrição

Comento isto porque o alho e cebola são ingredientes com muitas propriedades nutricionais e devem estar presentes em nossa alimentação diária, assim como outros temperos que podemos misturar junto a eles. Vamos conhecer como estes ingredientes podem auxiliar a nossa saúde.

 

Principais e melhores temperos para manter a saúde nutricional

Alho (Allium sativum L.): suas propriedades para a saúde são estudadas há muito tempo e algumas estão muito bem esclarecidas pela comunidade científica. O seu fator protetivo para as doenças cardiovasculares ocorre por desempenhar um efeito hipolipemiante (reduz o colesterol), já que inibe a ação da enzima HMG-Coa redutase, responsável pela produção de colesterol no nosso organismo. Saiba que, além de consumirmos colesterol pela dieta, o nosso corpo possui a capacidade de produzi-lo, e alguns de nós apresenta a atividade desta enzima de maneira mais intensa. 

Outro importante benefício ocorre por seu efeito hipotensivo, auxiliando no controle da pressão arterial, pela ação que exerce no sistema Renina Angiotensina–Aldosterona —um grande regulador da quantidade de líquidos que circulam em nosso corpo e, consequentemente, da nossa pressão. 

O alho também atua na cascata de coagulação sanguínea, prevenindo a formação de trombos.

Zhang e cols (2020), em seu estudo de revisão sistemática, evidenciaram a importância do alho na prevenção do câncer de estômago e de intestino. Isso ocorre porque seus componentes atuam na reparação do nosso DNA e na proliferação celular. Sem contar que este delicioso tempero deixa o nosso sistema imunológico mais ativo e efetivo, sendo a alicina  um dos componentes responsáveis por todos estes benefícios.

Cebola (Allium cepa L.): utilizada há anos como uma planta medicinal, é bastante estudada pelo seu efeito positivo na prevenção de tumores, efeito antitrombogênico, antiasmático e efeito antibiótico, tudo isto pela presença de flavonoides.  Você sabia que a cebola é bem nutritiva? É composta por vitaminas A, B e C, e sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. 

 

Outros temperos para se aventurar 

Pimenta preta: piperina é um de seus composto ativo com efeitos positivos comprovados na digestão, isto porque pode favorecer o aumento na secreção de ácidos biliares e a atividade da lipase pancreática (uma enzima muito importante para a nossa digestão), auxiliando positivamente na quebra e assimilação dos alimentos, principalmente aqueles com maior teor de gorduras.

Outros efeitos são atribuídos a este ativo presente nas pimentas, especialmente na preta: efeito antioxidante, potencializador da coenzima Q10 (ajuda a turbinar as nossas mitocôndrias, que são componentes de nossa usina orgânica), e da curcumina. Uma questão importante é que você precisa adicionar alguma gordura de boa qualidade (azeite, óleo de girassol, por exemplo), e aquecer a pimenta para que possa ativar estes efeitos que estamos comentando.

Podemos dizer, então, que os tipos de pimenta, em especial a pimenta preta, são ingredientes versáteis e que devem estar inseridos em seus temperos cotidianos por seus inúmeros benefícios. Vou te contar mais alguns: efeito anticarcinogênico, anti-inflamatório, digestivo, também pelo auxílio na eliminação de gases, antifúngico e anti diarreico.

Cúrcuma: a curcumina está presente na cúrcuma ou açafrão da terra e no curry e já sabemos que, além de conferir sabor e aparência agradáveis às preparações, este composto também faz bem para a sua saúde. Desempenha comprovado efeito antioxidante e, por consequência, previne o desenvolvimento de diabetes, doenças coronarianas e neurodegenerativas. 

Outras atividades que podem ser atribuídas a este tempero são o bom desempenho imunológico e a modulação genética (epigenética). Estudos realizados em seres humanos comprovam efeitos em todas estas áreas com a utilização por um período de 8 meses de doses que variam de 80 a 300 mg/ dia, porém, o uso cotidiano na forma de tempero tem um poder muito efetivo no campo da prevenção. 

É incrível como os temperos não possuem apenas o papel de aromatizar e oferecer sabor às preparações, eles fazem bem à saúde!  Temos ainda o gengibre, a canela, o coentro e o cravo, que são estudados e apresentam bons efeitos à saúde de seres humanos. A canela, por exemplo, é antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória; protege o nosso sistema nervoso e é altamente eficiente para ajudar na contenção de vômitos e enjoos. 

Inúmeras são as possibilidades e combinações, assim como os benefícios. Com esta dose de criatividade, variedade e constância na utilização, certamente alcançará os benefícios que comentamos e ainda terá uma comida deliciosa te esperando. 

 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Sobenin, I. A., Myasoedova, V. A., Iltchuk, M. I., ZHANG, D.-W., & Orekhov, A. N. (2019). Therapeutic effects of garlic in cardiovascular atherosclerotic disease. Chinese Journal of Natural Medicines, 17(10), 721–728. doi:10.1016/s1875-5364(19)30088-3.
Yan Zhang, Xingping Liu, Jun Ruan, Xuan Zhuang, Xinzong Zhang, Zhiming Li. Phytochemicals of garlic: Promising candidates for cancer therapy; Biomedicine & Pharmacotherapy, Volume 123,2020.
Hafiz Ansar Rasul Suleria , Masood Sadiq Butt , Faqir Muhammad Anjum , Farhan Saeed & Nauman Khalid (2013): ONION: NATURE PROTECTION AGAINST PHYSIOLOGICAL THREATS, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, DOI:10.1080/10408398.2011.646364.
Srinivasan, K. (2007). Black Pepper and its Pungent Principle-Piperine: A Review of Diverse Physiological Effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 47(8), 735–748. doi:10.1080/10408390601062054.
Meghwal, M., & Goswami, T. K. (2013). Piper nigrumand Piperine: An Update. Phytotherapy Research, 27(8), 1121–1130. doi:10.1002/ptr.4972.
Tang C, Li L, Shi J, Wu D, Wang M, Wu Y, Yuan X. Curcumin in age-related diseases. Pharmazie. 2020 Nov 1;75(11):534-539. doi: 10.1691/ph.2020.0760. PMID: 33239125.
Jiang TA. Health Benefits of Culinary Herbs and Spices. J AOAC Int. 2019 Mar 1;102(2):395-411. doi: 10.5740/jaoacint.18-0418. Epub 2019 Jan 16. PMID: 30651162.