Oatzempic, a dieta viral do TikTok, está ganhando fama com a promessa da perda de 20 quilos em apenas dois meses. A dieta consiste em beber 1 copo de água com meia xícara de aveia e meio limão espremido todos os dias. O gosto não importa, e sim os resultados. Supostamente, seguindo essa dieta o emagrecimento é certeiro. 

O nome, Oatzempic, é inspirado em outra leva de emagrecimento rápido e fácil que pipocou nas redes sociais: o uso do medicamento para diabetes tipo 2, o  Ozempic, fabricado pela empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, lançado em 2017. Ele contém a substância ativa “semaglutida”, que ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue. Originalmente esse medicamento é utilizado no tratamento de obesidade, devido à sua função no emagrecimento desses pacientes. 

Em um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine, voluntários que fizeram uso do Ozempic tiveram uma redução de massa corporal de 14,9%, em contraste aos que utilizaram placebo, que reduziram apenas 2,4%. Esses dados permitiram aos profissionais da saúde utilizarem desse novo medicamento na luta contra a obesidade, contudo, nos últimos anos, pessoas com IMC normal ou um pouco acima do peso, passaram a utilizar do Ozempic com a intenção de perder peso rapidamente.  

Com o crescimento da procura deste medicamento e seu maior destaque nas redes sociais, o produto teve um aumento de 127,9% nas vendas no final de 2022, faturando uma receita de 2 bilhões de reais, tornando-se um dos remédios mais vendidos.

 

A aveia e a “nova” fórmula

Agora a nova fórmula migrou para uma alimentação mais natural, à base de aveia. Como a promessa do Oatzempic é a perda de peso milagrosa e rápida, assim como o remédio Ozempic, e a matéria-prima base é a aveia, o nome passou a ser uma mistura dos dois.

Oat —aveia em inglês — e Zempic do medicamento, formam a promessa de uma perda de peso baseada em 1 copo da mistura por dia. Apesar do emagrecimento evidente das influencers, não há provas científicas de que beber água, aveia e limão de fato emagrece os 18 quilos em pouco tempo. Entretanto, essa bebida pode trazer outros benefícios relacionados ao consumo da aveia, e não da mistura em si. 

 

Os benefícios da aveia

A aveia faz parte de um grupo de alimentos denominados de funcionais. Esse grupo de alimentos se caracteriza por oferecer benefícios à saúde que vão além do valor nutritivo natural, reduzindo o risco de aparecimento de outras doenças. A aveia se enquadra em duas categorias de alimentos funcionais: o dos grãos integrais e da fonte de fibras solúveis. 

Como grão integral, a aveia traz como benefícios a redução do risco de doenças cardíacas, alguns tipos de cânceres e a obesidade. A aveia, especificamente, apresenta um dos maiores teores proteicos, um ótimo perfil de aminoácidos, alta porcentagem de lipídios, com propriedades antioxidantes. 

Quanto às fibras solúveis da aveia, denominadas de betaglucanas, elas ajudam na redução dos níveis de colesterol total e LDL circulantes no sangue. Também atua na redução de risco de doenças cardiovasculares, controle da pressão arterial, redução da glicose no sangue, controle do apetite, por retardar o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade, e ainda ajuda no controle da obesidade. 

Se quiser saber mais dos benefícios desse alimento, confira a matéria da Dra. Aline para a IstoÉ Bem-estar.

 

Aveia e sua ação no processo de emagrecimento

Devido à sua função de saciedade, a aveia ajuda no controle do apetite, diminuindo a ingestão de mais alimentos e, consequentemente, diminuindo a ingestão de calorias. Dessa forma, o emagrecimento pela aveia não é milagroso. Não basta apenas consumi-la que irá perder peso. Sua ação conjunta à hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável é capaz de levar ao emagrecimento. 

A aveia é um alimento com inúmeros benefícios, mas não será tomando uma mistura dela com água e limão que lhe fará emagrecer. Se o que quer é emagrecimento, procure um profissional qualificado para mudar seus hábitos alimentares no dia a dia, e não caia nas trends virais das redes, elas mais prometem do que cumprem. 

E se quiser mais uma ajudinha, confira a matéria da Dra. Samantha Rhein para a IstoÉ Bem-estar sobre as principais trocas alimentares para emagrecer de forma saudável.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e supervisionado por um Profissional da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Ritter, Laura Pazinatoet al. O USO DO OZEMPIC NO TRATAMENTO DA OBESIDADE. Congresso Online Brasileiro de Medicina, 2021. 
Wilding, John P.H.et al. Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity. New England Journal of Medicine, 2021. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2032183.
Nascimento e Dias, A. K. M., Pereira, N. A., Santos, T. R. dos, Almeida, V. J. de, & Salomão, P. E. A. (2023). O USO INDISCRIMINADO DO MEDICAMENTO OZEMPIC VISANDO O EMAGRECIMENTO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1307
Galdeano, Cintia Melicia. Aveia, uma escolha saudável. Disponível em: 2012301.pdf (embrapa.br)