Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com o Roberto Beck, médico especialista em otorrinolaringologia.

Em uma conversa esclarecedora, o doutor trouxe o significado do zumbido, suas principais causas, como a perda auditiva, a mais comum, e as alterações metabólicas (pressão alta, diabetes e colesterol), que afetam a cóclea, nosso órgão auditivo e extremamente metabólico. 

Questões dietéticas, o café, o principal vilão relacionado ao zumbido. O abuso da cafeína, não só o café, mas o abuso de cafeína pode piorar o zumbido”, relata Beck. 

O doutor enfatizou que o café e outras bebidas energéticas, como os energéticos e alguns pré-treinos, podem ser os vilões do seu zumbido já que mexem com seu metabolismo, impactando diretamente a cóclea. 

“Os energéticos principalmente, que tem taurina e cafeína em grandes quantidades. Alguns pré-treinos também, que tem como principal característica essa cafeína para ativar o metabolismo”, afirma o especialista.

Formado em Otorrinolaringologista pela AMB/ABORL-CCF e doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha com cannabis medicinal e é médico-assistente do Departamento de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP. Tem fellowship em eletroneurofisiologia da audição e monitoramento intra-operatório de nervos cranianos e é membro da comissão de título de Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!