Assim como aprendemos o hábito de escovar os dentes na infância, a prática de atividade física se torna um hábito até os 10 anos de idade. Então seu sedentarismo pode ser explicado pela sua infância. 

Monica Marques, convidada do trigésimo sexto episódio do Podcast Bem Estar com Paola Machado, destacou que pesquisas revelam uma taxa de 80% dos adolescentes brasileiros com sedentarismo.

A especialista explicou que isso se intensificou com a pandemia, em que várias crianças perto dos 10 anos não criaram hábitos saudáveis, principalmente relacionados com o exercício físico e isso levou ao sedentarismo durante a adolescência.

“Os hábitos da atividade física se estabelecem no ser humano até os 10 anos de idade. Se a criança até os 10 anos de idade adotou um comportamento sedentário, dificilmente ela será um adulto ativo”, destaca ela.  

A profissional intensificou a questão da necessidade de aprender esses hábitos desde cedo para não ter que lidar com prejuízos na idade adulta ou na velhice.

“Depois ela (a criança) vai procurar eventualmente pela conscientização, mas não vai ser uma coisa, talvez, que ela vai naturalmente, de maneira prazerosa. Do tipo: aí tô gorda, preciso perder peso, então eu vou lá. O médico mandou ou todo mundo tá falando que é importante, então eu vou”, enfatiza a especialista.

Formada em educação física pela Faculdades Integradas de Guarulhos especializada em  Fisiologia do Exercício, com MBA em gestão de recursos humanos pela FGV e certificações internacionais da AFAA, ACE, AEA e Wellcoaches.Diretora técnica e sócia proprietária da Companhia Atlética e diretora da  Associação brasileira de academias (ACAD Brasil). 

 

Assista ao trecho:

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #36 – 

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!