Os termogênicos fazem parte dos suplementos alimentares e alega-se que influenciam na queima de gordura, assim, atraem as pessoas que desejam perder gordura. Mas será que os termogênicos realmente tem essa função?

Bom, primeiramente é importante entender como ocorre a queima e eliminação de gordura corporal. Veja que são mecanismos distintos e, assim, para que exista redução de gordura corporal, dois processos são necessários: 

1) lipólise, que é a quebra da gordura (triacilglicerol) em ácido graxo, 2) oxidação do ácido graxo, é aqui que ocorre a queima da gordura. 

Assim, tanto a lipólise quanto a oxidação, são importantes para que a redução de gordura ocorra. Mas também é necessário ressaltar que esses processos devem ocorrer de modo expressivo, ao ponto de realmente reduzir a gordura corporal. Ou seja, só um pouquinho de lipólise e oxidação, não terá eficácia na redução de gordura. Ainda, tanto lipólise quanto oxidação irão ocorrer em situações de déficit calórico, seja por redução no consumo das calorias e/ ou por prática de exercício físico.

E para quem não gosta tanto de praticar exercício físico, saiba que estão perdendo uma excelente oportunidade, já que é possível aumentar a queima de gordura por volta de 10 vezes durante o exercício (muito mais eficaz do que qualquer ingrediente de um suplemento termogênico). Mas cautela, isso não significa que se você fizer exercícios você perderá peso, afinal, é importante estar em balanço energético negativo ao longo do dia todo e, por isso, a alimentação é determinante.

A cafeína, por exemplo, é um suplemento com atividade termogênica e que pode aumentar a oxidação da gordura, sendo, provavelmente, o ingrediente com mais evidências (e mesmo assim, essas evidências são limitadas). Mas será que isso significa que este ingrediente irá ajudar a perder gordura corporal? A resposta é “não”, visto que apesar do seu efeito existir, a queima de gordura é extremamente pequena.

Há muitas razões pelas quais as alegações de queima de gordura são problemáticas e enganosas. Isso porque o suplemento pode não ser absorvido ou pode ser muito mal absorvido antes de atingir o tecido adiposo. Ou ainda, a dose pode ter sido estudada em animais e é muito elevada para seres humanos. E por fim, o suplemento pode estimular o apetite, aumentando a ingestão de alimentos.

Vale ressaltar que nenhum queimador de gordura pode facilitar o processo de perda de peso. A única forma de perder peso através do estilo de vida é mudando o comportamento, fazendo melhores escolhas alimentares e sendo mais ativo. Isso precisará ser feito de forma sustentável e constante. O caminho para o sucesso na redução de peso é encontrar uma maneira de ingerir menos calorias, que seja viável para cada indivíduo.

 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Jeukendrup AE, Randell R. Fat burners: nutrition supplements that increase fat metabolism. Obes Rev. 2011;12(10):841-851.