Você está tentando melhorar seus hábitos alimentares? Se sim, esse texto é para você e preparei algumas dicas que podem te ajudar.
Se aventure na cozinha
A cozinha é o principal lugar para quem quer e precisa realmente mudar os hábitos alimentares. Não adianta dizer que vai seguir essa ou aquela dieta alimentar recorrendo aos produtos industrializados, ou vivendo de shakes e barrinhas!
Para mudar, você precisa se aventurar na cozinha e levar esse processo com leveza e sem se cobrar a fazer pratos dignos de um Chef profissional. Comece fazendo receitinhas fáceis e que vão te dar confiança para você continuar no processo. No final do texto, eu deixarei uma dessas receitas para você começar a praticar.
Inclua alimentos naturais no seu dia a dia
As pessoas perderam o costume de comer alimentos naturais. Por que trocar uma fruta do lanche por uma barrinha de cereal? Por que não fazer sua própria granola em casa? Por que a comida tem que ser aquela industrializada congelada e não pode ser um prato tradicional de arroz com feijão?
Ao se permitir cozinhar, permita-se também introduzir um ingrediente natural nas suas preparações. Permita-se experimentar.
Eu vou te dar meu relato pessoal. Até a minha introdução na culinária saudável, eu não comia um legume ou hortaliça. Foi só quando eu comecei a fazer meus próprios alimentos que comecei a experimentar coisas novas e isso fez com que eu melhorasse ainda mais os meus hábitos. Experimente! Eu te garanto que esse processo é renovador.
Não deixe de se movimentar
Todo mundo sabe que fazer exercício físico é fundamental. Escolha algo que dê prazer, mas faça algo. Não foque só na comida, pois para uma saúde e bem–estar completo, seu corpo precisa de força muscular.
Mantenha sua cozinha sempre abastecida, com alimentos para escolhas saudáveis
Uma das coisas que nos faz cair nas enrascadas dos industrializados é não ter o que queremos comer pronto em casa.
Ter ingredientes para fazer suas comidinhas é essencial, mas mais essencial é manter seu freezer abastecido com elas, e sua dispensa também.
Está com vontade de um biscoito? Os cookies caseiros aguentam bem em potes herméticos. Pães podem ser congelados. Até muffins também podemos deixar congelados.
Quando você mantém sempre seus ingredientes disponíveis, ao ver uma receitinha na internet, você já pode fazer, sem ter que dar a desculpa de: não vou fazer porque não tenho os ingredientes em casa.
Quer uma listinha de ingredientes sem glúten que você precisa ter sempre?
Então vou deixar essa lista de farinhas aqui para você!
Veja alguns alimentos sem glúten que não podem faltar na sua cozinha:
- Farinha de arroz ou de aveia;
- polvilho doce ou fécula de mandioca;
- amido de milho;
- fécula de batata;
- farinha de amêndoas (caso queira uma farinha mais nobre)
- e um espessante como a goma xantana.
Com essa lista de ingredientes, você vai conseguir fazer a maioria das receitas sem glúten.
Agora vamos a uma receita deliciosa de crepelete
Ingredientes
1 ovo
1 colher de sopa de creme de ricota (substituições: requeijão, cottage, cream cheese, tofu cremoso)
Pitada de sal
Modo de preparo
Numa tigela, bata com o auxílio de um fouet ou garfo, o ovo com o queijo cremoso. Acrescente por fim o sal. Leve para assar em frigideira (18 cm) untada com azeite ou óleo, em fogo baixo. Espere firmar e doure dos dois lados, rechear e servir. Porção individual. Servir quente.
Você pode utilizar de recheios, como: queijos, frango, atum, cogumelos, tomates e ervas, como manjericão, espinafre.
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.