Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que afetam o funcionamento de muitos sistemas no nosso organismo, como o sistemas nervoso, reprodutivo, metabólico e imunológico.
A modulação hormonal é o equilíbrio nos níveis desses hormônios que são fundamentais para a saúde, pois podem afetar o corpo nas partes física, emocional e espiritual. Se os níveis hormonais estão em equilíbrio, o corpo funciona de forma eficiente e saudável, mas se estão em desequilíbrio podem provocar uma série de sintomas e problemas de saúde, como alteração de humor, fadiga, problemas de pele, ganho de peso e aparecimento de doenças.
O hipotireoidismo, por exemplo, ocorre quando a tireoide não produz hormônios em quantidade suficiente, e isso pode levar a sintomas como cansaço, ganho de peso, depressão e problemas de memória. Já o hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz hormônios em excesso, o que pode causar sintomas como perda de peso, ansiedade, tremores e taquicardia. Esses desequilíbrios hormonais podem ocorrer devido a diversos fatores, como a idade, o estresse, a alimentação inadequada, o sedentarismo e alguns vícios, como o tabagismo e o etilismo.
Felizmente, existem estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a modulação hormonal.
Uma das técnicas que utilizo com os meus pacientes é a aplicação do meu protocolo A-E-S (Alimentação, Exercício e Sono). Quando esses três fatores estão em homeostase, todo o nosso corpo está em equilíbrio e consegue, dessa forma, desempenhar suas atividades de forma primordial e com excelência.
- Consumir alimentos ricos em nutrientes, especialmente aqueles que contém ácidos graxos, ômega-3, vitaminas C e D, zinco e magnésio, ajudam a regular os níveis hormonais.
- A prática regular de exercícios físicos ajuda a reduzir o estresse, regular a sensibilidade à insulina, reduzir a inflamação crônica, manter um peso saudável, além de aumentar os níveis de testosterona em homens e mulheres.
- O sono desempenha um papel fundamental na modulação hormonal do corpo, visto que ao dormir produzimos vários hormônios importantes, dentre eles o hormônio do crescimento, a melatonina e o cortisol. A falta de sono afeta negativamente a produção desses hormônios, o que pode levar à obesidade, diabetes, distúrbios de humor e problemas de crescimento em crianças.
Gerenciar o estresse é fundamental para a modulação hormonal e estratégias como a meditação, yoga, respiração profunda e massagem ajudam a reduzir os níveis de estresse e equilibram os níveis de cortisol, que por sua vez melhora a modulação hormonal.
Outros cuidados devem ser tomados para manter o equilíbrio hormonal, como evitar toxinas ambientais, produtos químicos tóxicos, produtos de limpeza e alguns cosméticos, pois isto pode interferir na produção de hormônios. Assim, a opção por alimentação orgânica, produtos de limpeza naturais e cosméticos livres de produtos químicos ajudam a reduzir a exposição a toxinas ambientais.
Existem diversas estratégias que ajudam a melhorar a modulação hormonal. As principais são a alimentação saudável, o exercício físico, o sono de qualidade, além do gerenciamento do estresse. Adotando essas estratégias em sua rotina diária você promoverá a saúde, longevidade e bem-estar geral.
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.