Nosso organismo é composto por cerca de 70% de água. Só com esse dado, fica evidente a importância da hidratação para nosso organismo. Para você ter uma ideia, a água é tão importante que compõe cerca de 50% a 60% do peso corporal e, nos órgãos, faz parte de cerca de 86% dos pulmões, 86% do fígado, 81% do sangue, 83% dos rins, 75% do cérebro, 75% do coração e 75% dos músculos, já o tecido adiposo (gordura) tem pouca água –esses percentuais mudam conforme o sexo e outros fatores.
A água é considerada um nutriente para o nosso organismo por desempenhar diversas funções, são elas: contribuir para a umidificação das mucosas (que é a primeira barreira de proteção contra agentes estranhos); auxiliar no transporte de oxigênio; prevenir a constipação intestinal; regular a temperatura corporal pela transpiração; fazer parte da composição sanguínea e da urina, que é responsável pela excreção de metabólitos, dentre outras inúmeras funções importantíssimas para a nossa vida.
O que muitos não sabem é que não somos capazes de armazenar água de forma eficiente, por isso, é necessária a hidratação plena e devemos sempre balancear a perda com a ingestão hídrica, sendo nossas necessidades calculadas por um nutricionista, que deve levar em consideração fatores individuais como peso, estatura, idade, e também o nível de atividade física e temperatura corporal.
Como sou uma pessoa que ama água —e sempre reforço a importância da hidratação para todos, tive o prazer de conhecer São Lourenço e passear um pouco pelo Parque das Águas. Esse é um passeio que vale a pena fazer com a família, pois, além de ser lindo, a experiência com os benefícios e relatos de tratamentos é preciosa.
O Parque das Águas de São Lourenço, fundado em 1936, é uma área de natureza preservada em meio à cidade. O Parque, que é atualmente administrado pela Minalba Brasil, possui uma variedade de águas minerais provenientes de nove fontes naturais, cada uma com características diversas e benefícios para a saúde. As principais são:
Água Gasosa Natural, da Fonte Oriente. Principal fonte do parque, a água naturalmente gasosa é a única embalada e comercializada pela Minalba Brasil, dando origem à água São Lourenço. O sabor agradável e gás natural da água acabam tornando ela um acompanhamento para bons pratos. Essa água é indicada para distúrbios renais e digestivos.
Água Mineral Alcalina, da Fonte Vichy. Nomeada em homenagem à cidade de Vichy, na França, onde está localizada a outra fonte dessa água no mundo. Especialistas apontam que a água mineral alcalina auxilia no tratamento de problemas gástricos, renais e de vesícula biliar.
Água Mineral Ferruginosa, da Fonte Ferruginosa. Rica em ferro, a água é indicada para tratamento de anorexia, anemia e astenia.
Água mineral Ferruginosa, da Fonte Primavera. Também rica em ferro, seus benefícios se assemelham ao da Fonte Ferruginosa, auxiliando no tratamento de anorexia, anemia, além de diminuir o cansaço e a fadiga.
Água Mineral Carbogasosa, da Fonte José Carlos de Andrade. Por conter lítio em sua composição, essa água pode ser eficaz em tratamentos contra a depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites.
Água Mineral Sulfurosa, da Fonte Jaime Sotto Mayor. Alguns especialistas indicam essa água por possuir benefícios no tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas, e também trazer melhorias em processos alérgicos da pele. Além dessas propriedades, os gases liberados nessa fonte são utilizados no tratamento de sinusites e problemas respiratórios.
Água Mineral Alcalina, da Fonte Alcalina. Indicada para auxiliar no tratamento de úlceras gastroduodenais, além de aliviar a hiperclordioria. A água também possui benefícios para a uricemia, ajudando na eliminação do ácido úrico e cálculos renais.
Água Mineral Magnesiana, da Fonte Andrade Figueira. Esta água é uma excelente aliada no tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso. Entretanto, é preciso ter cuidado, pois seu consumo é contraindicado para casos de úlcera péptica.
Água mineral sulfurosa, da Fonte Sulfurosa II. Assim como a água sulfurosa da Fonte Jaime Sotto Mayor, contribui para o tratamento de diabetes, distúrbios do intestino e processos alérgicos da pele, além de sinusite e outros problemas respiratórios.
Todas as informações sobre características e propriedades das águas são resultado de análises físico-químicas internas de laboratórios no Parque das Águas e as avaliações passam ainda por validação do Laboratório de Análises Minerais (LAMIN/CPRM), controlado pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Muitos têm curiosidade sobre a validade da água. De acordo com Aélio Silveira, CEO da Minalba Brasil, “o que pode ocorrer com a água com gás é uma perda da gaseificação da água. Devido à porosidade das garrafas PET, o CO2 presente na água pode acabar escapando pelos poros do material, que são invisíveis a olho nu. Em razão disso, a validade está ligada apenas à uma questão de preservar as características da água com gás e em manter um padrão de qualidade, e não tem relação com riscos à saúde”.
Para saber mais sobre o Parque das Águas, clique aqui!
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Posso mascar chiclete para diminuir a fome e emagrecer?
Chega de desculpas: sua saúde depende exclusivamente de suas escolhas
Nem mais, nem menos: saiba a quantidade ideal de fibra para colher os benefícios
Ganho de peso durante a TPM: como reduzir o inchaço pré-menstrual
Entenda como suas emoções afetam as suas escolhas e a sua saúde