Hoje fiz um texto especial para vocês com 5 dicas para cozinhar refeições sem glúten. Espero que gostem!

  1. Hora das compras. Dê preferência a alimentos frescos, como legumes, vegetais e carnes. Hoje em dia já existe uma série de produtos industrializados seguros, como massas, mas quanto mais natural, mais saudável será o seu preparo.
  2. Atenção aos rótulos! Se optar por preparar algo utilizando cremes, molhos, ou temperos prontos, leia com atenção o rótulo para saber se não contém glúten. Muito cuidado com ingredientes que têm glutamato monossódico, porque estes também não são os ideais para o preparo de refeições saudáveis.
  3. Prepare a sua cozinha. Caso queira preparar refeições sem glúten para alguém com intolerância alimentar, evite usar a farinha de trigo por até 24 horas antes, pois a farinha fica em suspensão no ar, o que pode contaminar não apenas o ambiente, mas também a refeição. Evite também comer alimentos com glúten enquanto prepara essa refeição para evitar a contaminação.
  4. Utensílios de cozinha. Evite usar tábuas, espátulas e outros utensílios que sejam feitos com materiais porosos, pois eles dificultam a limpeza. Troque a esponja de lavar por uma nova e sem contato com restos de alimentos com glúten. Limpe bancadas com água, detergente e álcool.
  5. Escolha de ingredientes. Na hora de cozinhar, evite usar manteigas que foram utilizadas em pães. Opte por um azeite. Já sobre os temperos, opte pelos frescos, pois eles são melhores e mais seguros e muitos temperos prontos tem glúten na composição. Não existe tempero melhor para comida do que cebola e alho, que são naturalmente sem glúten. Ervas frescas (alecrim, tomilho, orégano, manjericão, endro) também podem enriquecer seu preparo, então pode abusar delas.

Gostou das dicas? Então lembre-se que antes de qualquer coisa, se você quer optar por uma alimentação mais saudável, quanto mais fresca for, mais saudável será a sua refeição, e ainda vai se livrar de alimentos inflamatórios como o glúten. Segue uma receita deliciosa para você começar a substituir o trigo no dia a dia.

Quiche de cebolas com alho-poró

Ingredientes

Massa

100 gramas de manteiga ou ghee ou banha de porco gelados

1/2 xícara de farinha de arroz

1/2 xícara de farinha de grão-de-bico

1/2 xícara de farinha de amêndoas ou de outra oleaginosa

1 colher de chá de sal

1 ovo

Recheio

6 ovos

250 gramas de creme de ricota ou tofu ou nata sem lactose

6 cebolas cortadas em meia-lua

2 ramos de alho-poró cortado em rodelas

Preparo

Preparo da massa. Na batedeira ou tigela, misture os secos com a manteiga e bata até formar uma farofa grossa (pode fazer com as mãos também), depois acrescente o ovo. Abra a massa sobre filme plástico e leve para a assadeira.

Recheio. Numa frigideira alta com azeite, refogue a cebola até ficar transparente. Depois acrescente o alho-poró e acerte os temperos de sal e pimenta do reino. Deixe murchar e reserve. Se necessário, escorra a água numa peneira. Creme da quiche: bata os 6 ovos com a nata até formar um creme, adicione 1 colher chá de sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Montagem

Com a base ainda crua, coloque as cebolas e os alho-porós refogados, e jogue o creme de ovos por cima. Leve para assar em forno quente 180° por uns 50 minutos ou 1 hora.

Quer aprender receitas deliciosas sem glúten? Acesse o link e garanta já seu ebook com 50 receitas todas testadas e aprovadas.